terça-feira, 15 de dezembro de 2009

15 de dezembro de 1815 - Reino do Brasil unido a Portugal e Algarves

HOJE NA HISTÓRIA:



16 de Dezembro de 1815:

ELEVAÇÃO DO BRASIL A REINO UNIDO



Aline De Biase
aluna do 4º período de História



A chegada da família real portuguesa ao Brasil, em 1808, conseqüência da política napoleônica na Europa, representou o início das mudanças que levaram a colônia à emancipação. Com a transferência da corte para o Rio de Janeiro foram lançadas as bases da autonomia administrativa colonial, formalizada, em 1815 com a elevação do Brasil a Reino Unido ao Reino de Portugal e Algarves.

Com o fim do Império Napoleônico, houve uma articulação através do Congresso de Viena, a fim de reestruturar e legitimar as monarquias européias, desestabilizadas pelo imperador francês. Para validar a situação da dinastia de Bragança, já que o Congresso de Viena só reconhecia Portugal como sede do reino, João, o príncipe regente de Portugal – durante o final do reinado da sua mãe D. Maria I –, elevou o Brasil de colônia a Reino, a 16 de dezembro de 1815 e legitimou a permanência da Corte no Brasil. Ao designar as três coroas de Algarves, Portugal e Brasil, de Reino Unido, João estabeleceu um sistema jurídico semelhante ao atual reino unido da Grã-Bretanha e Irlanda.

O Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves só teve dois reis: D. Maria I e D. João I do Brasil, que também foi rei de Portugal com o título de Dom João VI.

Ao fazer o Brasil sair da situação de colônia, com a elevação, D. João I desagradou os comerciantes portugueses. A insatisfação portuguesa acarretou na Revolta do Porto de 1820, que forçou o retorno de D. João I a Portugal em 1821, abrindo as veredas para a Independência do Brasil em 1822, que pôs fim à Reino Unido Brasil, Portugal e Algarves.

Ao proclamar-se Imperador do Brasil, o príncipe Pedro de Alcântara, – D. Pedro I do Brasil, que também foi D. Pedro IV de Portugal – não chegou a ostentar o título de rei do Reino Unido de Portugal, Brasil, e Algarves.



texto produzido para o programa Que História é Essa, do dia 16 de dezembro de 2009. Rádio Universitária AM 820khz

Nenhum comentário: